Técnico/a de Turismo

Conheça melhor a nossa Oferta Formativa

Técnico/a de Turismo

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Componentes de Formação Disciplinas 1.º Ano (h) 2.º Ano (h) 3.º Ano (h)
Sociocultural Português 105 134 81
Língua Estrangeira I, II ou III a) 76 72 72
Área de Integração 74 73 73
TIC 100
Educação Física 50 50 40
Científica Matemática 100
Geografia 63 75 62
História da Cultura e das Artes 102 98
Técnica Turismo – Informação e Animação
Prática Téc. de Com. em Acolhimento Turístico
Op. Tec. em Empresas Turísticas
Comunicar em Françês/Espanhol/Inglês b)
Formação em Contexto de Trabalho

a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
b) A disciplina a oferecer depende da opção da escola, no âmbito da sua autonomia.

Perfil de Saída

O Técnico/a de Turismo é um profissional que executa serviços de informação, animação e
organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de
receção e acolhimento em unidades turísticas.
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de
turismo
;
– prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
– organizar e acompanhar programas de animação;
– organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
– proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e
orientando as suas escolhas;
Executar serviços em agências de viagens:
– apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua
motivação e interesses;
– transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
– efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou
serviços a prestar;
– proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
– organizar processos individuais de clientes, efetuar transfers de chegada e partida;
– prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
– realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
– organizar eventos e programas para grupos especiais;
– proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como
operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
– organizar o arquivo da agência de viagens;
Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
– efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
– prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
– vender produtos e serviços turísticos;
– efetuar as operações de reservas;
– prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do
país;
– prestar assistência ao cliente;
-realizar o atendimento e a receção do cliente.

Destinatários

Todos os alunos que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;

Certificação

Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.anqep.gov.pt

Referencial

Translate »